sexta-feira, 12 de março de 2010
Encontro inédito de jornalistas adventistas discute comunicação estratégica
Guarulhos, SP ... [ASN] Cerca de 50 jornalistas adventistas sul-americanos se reuniram em Guarulhos, SP, para buscar orientação, promover a integração e mostrar a representatividade do grupo dentro da Igreja Adventista. O encontro, realizado nos dias 8 a 11 de março, o primeiro do gênero, contou com a participação dos assessores de imprensa das sedes administrativas e instituições de toda a América do Sul.
Para os organizadores e participantes, o evento foi mais um passo importante no desenvolvimento de estratégias de divulgação para o público não adventista, profissionalização da comunicação da Igreja e convergência das mídias denominacionais. A programação incluiu palestras sobre gerenciamento de crise, relacionamento com a imprensa secular e produção de reportagens para os sites, revistas, TV e rádios adventistas. Na terça-feira e quarta-feira, os assessores visitaram a Rede Novo Tempo, em Jacareí, e a Casa Publicadora Brasileira, em Tatuí, ambas as instituições localizadas no interior paulista.
Na abertura do programa, as palavras e a emoção dos organizadores, os jornalistas Felipe Lemos e Márcia Ebinger, traduziram o ineditismo do encontro e a expectativa do grupo: “Esse encontro é histórico, não apenas por ser o primeiro, mas por ter sido tão aguardado”, Felipe resumiu a importância do encontro. Por sua vez, Márcia, que há quase dez anos trabalha na sede sul-americana dos adventistas, lembrou as dificuldades do passado: “Na época, nem sequer sonhávamos com a possibilidade de realizar um evento como esse. Lembro que quando terminei a faculdade de jornalismo, há 20 anos, alguns me perguntaram o que eu iria fazer com esse curso. Éramos poucos.”
Se há pouco tempo, o número de jornalistas que trabalhavam para a Igreja Adventista era escasso, hoje, esse grupo é emergente. “Esse encontro é um apoio para esse grupo que nasceu e se estruturou a pouco tempo e que tem um grande potencial. Nós entendemos que a comunicação é algo estratégico e os assessores de imprensa podem nos ajudar a divulgar nossa mensagem para o público interno e externo”, justificou o pastor Erton Kölher, presidente da Igreja Adventista na América do Sul.
O encontro agradou aos jornalistas que atuam no Brasil e nos demais países hispanos. Para Ana Paula Ramos, que trabalha na sede da Igreja em Campinas, SP, “o evento foi um momento pontual no cenário da comunicação, porque vem ajudar a desenvolver uma visão mais corporativa de comunicação dentro da organização e a facilitar a integração das mídias adventistas”. O pastor Marcos Blanco, redator chefe da editora adventista da Argentina, ressaltou que o evento foi importante para os profissionais hispanos trocar experiências com os profissionais brasileiros que trabalham num contexto de comunicação denominacional mais desenvolvido.
Quem também voltou satisfeito para casa foi o jornalista americano Ansel Oliver, editor da ANN (agência adventista de notícias da Igreja Adventista mundial). Ele destacou a profissionalização dos adventistas na área de comunicação, mas acredita que é preciso que as instituições sul-americanas entendam que a função da assessoria de imprensa é mais do que alimentar um site denominacional e intermediar a relação entre a Igreja Adventista e a comunidade.
Pelo consenso dos participantes, é preciso maior investimento na comunicação institucional adventista e conscientização de administradores e jornalistas, porém, o encontro em Guarulhos representou um importante passo, nesse caminho que deve avançar pelos próximos anos. Mas, pela velocidade com que as mudanças têm ocorrido, a expectativa é das melhores. [Equipe ASN, Wendel Lima]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário